Blog

Qual deve ser a periodicidade da limpeza dos climatizadores?

Para que o funcionamento e a eficácia dos climatizadores não seja comprometida, é necessário que se faça periodicamente a limpeza deles. A manutenção desses aparelhos vai ajudar tanto a evitar paradas e danos ao sistema, quanto evitar que a saúde das pessoas que compartilham o ambiente climatizado seja comprometida.

É recomendado que o filtro de água seja limpo uma vez por mês apenas com água para eliminar poeira, sujeira e mofo. A caixa externa também deve ser higienizada periodicamente com pano úmido.

De qualquer forma, a melhor maneira de saber como executar a limpeza do seu climatizador é consultar o manual que você recebe junto com a compra. Ele irá lhe instruir quanto à periodicidade, como proceder a higienização e outras questões que envolvem a plena operação do equipamento.

Certifique no manual de instruções se a limpeza do seu climatizador precisa ser feita por profissionais. Caso contrário, siga o passo-a-passo:

1- Antes de iniciar a higienização, desligue o aparelho da tomada e feche o abastecimento de água.

2- Para limpar o painel de controle do aparelho, utilize um pano macio. Se a quantidade de sujeira for considerável, umedeça levemente o pano. Mas atenção: nunca molhe diretamente os componentes eletrônicos do climatizador!

3- Limpe a parte externa do climatizador também com pano macio e, se necessário, umedeça-o. Não é necessário usar sabão ou qualquer outro produto abrasivo.

4- Depois, retire o reservatório de água do aparelho e lave-o com água corrente. Seque com pano úmido e encaixe o reservatório novamente.

5- Por fim, remova e limpe o filtro de ar e o filtro do painel evaporativo do aparelho. De preferência, a limpeza dos filtros deve ser feita com aspirador de pó. Caso tenha sujeira acumulada, você pode lavar com água corrente e um pano que não solte fios. Deixe os filtros secarem totalmente antes de encaixar de volta.

Pronto! Seguindo todas as regras, e fazendo uma manutenção preventiva, você com certeza terá uma redução de custos, já que evitará problemas que seriam causados pelo mau funcionamento do equipamento sujo.