Blog

Umidade relativa do ar: Você sabe qual é a variação adequada?

Você já deve ter percebido que quando divulgado a previsão do tempo há informações como “umidade”. Mas afinal, o que ela quer dizer? 

Quando falamos que o clima de uma cidade é seco ou úmido, estamos nos referindo  aos efeitos da umidade relativa do ar. A ocorrência de chuvas também está diretamente relacionada ao nível de umidade. 

Este termo se refere a quantidade de água existente no ambiente em forma de vapor. A umidade relativa é obtida pela razão entre a quantidade de vapor que o ar tem  (quantidade absoluta) pela quantidade máxima de vapor que o ar suporta (ponto de saturação) e é medida em porcentagem.

No inverno, é comum a umidade relativa do ar cair, atingindo números abaixo de 30%. De acordo Organização Mundial de Saúde, OMS, o ideal é que a  variação esteja entre 50% e 80%.

Isso influencia diretamente a nossa saúde. As vias aéreas, por exemplo, precisam fazer maior esforço em dias secos, diminuindo assim as defesas do corpo.

Por isso, além de proporcionar conforto térmico, a Bom Ar Climatizadores também contribui para a umidificação do local: os equipamentos utilizam um reservatório de água para a troca de temperatura no ambiente. Os aparelhos Bom Ar mantém a umidade relativa do ar acima de 55%. Climatizadores também são uma boa pedida tanto no inverno, quanto no verão.