O trabalho home office tornou-se uma realidade mundial. Muitas empresas no mundo todo estão aderindo o home office de forma permanente, ou seja, mesmo após a pandemia do COVID-19.
Embora trabalhar em casa seja o sonho de muitas pessoas, também é um enorme desafio para uma grande parte delas, principalmente, com o fato de manter a sua produtividade com tantos estímulos diferentes que incentivam a comodidade e procrastinação.
Trabalhar em casa pode trazer inúmeros benefícios: evita o estresse com o trânsito, não gasta com transporte, a pessoa ganha mais tempo sem o deslocamento e permite organizar a sua própria rotina.
No entanto, quando falamos em produtividade, trabalhar em casa pode se mostrar um verdadeiro desafio de foco, aproveitamento do tempo e até mesmo, de saber quando encerrar o expediente.
Separamos 4 dicas para melhorar a sua produtividade no home office. Venha conferir!
Crie uma rotina
Quando pensamos em trabalhar em casa, logo assimilamos à falta de rotina, a trabalhar de pijama, sentado na cama ou no sofá enquanto assiste TV ou conversa com o companheiro.
Mas não é bem assim!
Nosso cérebro precisa entender que aquele momento é voltado para o seu trabalho. Criar uma rotina que faça com que sua mente entenda que aquele momento voltado para o serviço é de extrema importância.
Quando trabalhamos fora, temos hábitos como: acordar, fazer a higiene, tomar café da manhã, sair de casa (pegar trânsito normalmente), e finalmente chegar no ambiente de trabalho. Tudo isso coopera para que, quando no trabalho, você consiga se focar e produzir de maneira adequada.
Ao trabalhar em casa, essa rotina pode não existir, então você pode acordar e ir direto para o computador, resolver uma coisa e depois ir tomar café, parar para ler as notícias e depois tentar se focar em alguma demanda, enquanto ao mesmo tempo, acessa as redes sociais para ver as novidades.
Toda essa confusão de tarefas torna o ato de parar e produzir bastante complicado para a sua mente entender. Por isso, tente criar uma rotina que se adapte às suas necessidades; acordar, tomar café, trocar de roupa, malhar, ver as notícias e por fim, começar o turno de trabalho.
O home office permite que você crie uma rotina antes do trabalho sob medida, por isso, você pode testar e ver o que funciona para você e em qual ordem.
Outro ponto importante é ter um ambiente de trabalho que passe essa sensação. Como falado acima, muitas pessoas acreditam que dá para trabalhar da cama ou do sofá, mas a grande verdade é que a produção quando é assim, não rende muito.
Separe um canto da sua casa para que seja usado apenas para trabalho, isso também irá fortalecer a ideia de que estando ali, é hora de produzir!
Faça listas de tarefas
Existem muitas técnicas para aumentar a produtividade, mas uma simples lista de tarefas pode fazer milagres!
Com uma lista de tarefas você consegue organizar tudo o que é urgente ou o que é importante, mas não precisa ser feito agora. Tarefas com prazos mais longos e aquelas tarefas que você pode fazer “quando der”.
A lista permite que você veja tudo de forma clara e simples, sem grandes dificuldades para entender quais são as suas demandas, seus prazos e se você vai precisar fazer hora extra ou não.
Mas tenha em mente que fazer a sua lista não deve ocupar grande parte do seu dia, ok?
Trabalhe com prazos
Seja um prazo curto ou longo, estipular um período para todas as suas demandas torna a tarefa mais séria e exigente de atenção.
Não se trata apenas de prazos para o trabalho, mas com toda a sua rotina. Entenda que pausas e descansos devem acontecer pelo seu bem-estar e saúde, mas coloque na sua agenda tudo o que não está relacionado diretamente ao trabalho, mas que precisa ser feito.
Assim, quando criar a sua agenda de trabalho, será capaz de levar em consideração as coisas fora ele, e otimizar melhor o seu tempo. Além disso, você pode compartilhar a sua agenda com as pessoas que dividem a casa com você, sabendo que em determinados momentos não devem te atrapalhar.
Climatização ideal
O conforto térmico, embora muitas pessoas não saibam, está diretamente relacionado ao bem-estar da pessoa no ambiente. Temperaturas muito altas ou muito baixas, são capazes de causar irritação, problemas de mobilidade, impaciência, vontade de deixar o ambiente e falta de concentração.
Quando falamos sobre o home office, torna-se ainda mais complicado, pois naturalmente é preciso criar hábitos para não ter a sua produtividade afetada.
Investir em um climatizador para o home office é investir no seu trabalho e no seu bem-estar, podendo controlar a temperatura e garantindo a qualidade do ar contra vírus, bactérias e alergênicos.
Quer ver climatizadores ideais para o home office? Fale com a gente!