Durante os períodos de alta temperatura ou durante uma onda de calor, tendemos a aumentar o uso de ar condicionado. Embora aumentar o uso do aparelho seja um alívio, abusar do ar condicionado é um reflexo que agride o meio ambiente.
O funcionamento da bomba de calor consiste em levar o ar quente de dentro de casa para o rejeitar no exterior. Esta ação arrisca criar ilhas de calor urbanas.
Estudos têm sido realizados sobre o fenômeno do aquecimento do ar causado por esses sistemas de ar condicionado.
Mas, ao contrário do ar condicionado, o climatizador é ecologicamente correto, usando apenas água para realizar a refrigeração do ambiente, sem contribuir com o efeito estufa.
Vamos entender mais sobre o impacto do ar-condicionado e do climatizador ao meio ambiente!
O ar condicionado é prejudicial para o meio ambiente?
Os sistemas de ar condicionado contêm gases refrigerantes. A desvantagem é que essas substâncias produzem gases de efeito estufa poderosos.
Esses fluidos poluem mais do que o dióxido de carbono, poluindo a água e o solo. Os fluidos que normalmente deveriam ser mantidos no dispositivo irão eventualmente vazar.
O vazamento pode originar-se durante a fabricação do ar condicionado, durante a manutenção ou em caso de avaria.
Além disso, o ar condicionado consome muita energia elétrica para manter o ambiente em baixas temperaturas, principalmente com a chegada do verão
Climatizador é ecologicamente correto
Falamos no início desta matéria e vamos falar novamente, o climatizador é ecologicamente correto!
Seus mecanismos atuam utilizando-se apenas de água e do calor do próprio ambiente, assim, não se utilizam de gases refrigerantes, que proporcionam baixíssimas temperaturas em troca da poluição ambiental.
Além disso, o climatizador também é aliado do bem-estar e da saúde. Por meio dos seus filtros, o ar é filtrado de poluentes, ácaros, vírus, bactérias e muito mais, garantindo que problemas de saúde que normalmente acompanham o uso do ar-condicionado não ocorram.
Para pessoas que sofrem com alergias respiratórias, o climatizador é um grande aliado, pois, graças a sua filtragem, diminui as chances de crises respiratórias nas pessoas que permanecem no local.
Outro grande benefício do climatizador para o meio ambiente é com relação ao seu consumo de energia elétrica, pois, trata-se de um aparelho que consome até 90% menos energia elétrica do que um ar condicionado. Assim, o meio ambiente e o seu bolso, agradecem.
Nesta matéria vimos como o ar condicionado pode ser ruim para o meio ambiente, pois os gases utilizados no resfriamento são mais danosos, podendo ser milhares de vezes mais potentes do que o dióxido de carbono (CO2).
Em contrapartida, vimos que o climatizador é um grande aliado ao meio ambiente, pois só utiliza água e o próprio ar para levar conforto térmico ao local. Além disso, também auxilia na purificação do ar e no consumo de energia elétrica.
Se você ficou interessado em saber mais sobre os climatizadores, venha conferir o nosso blog e descobrir como o climatizador pode ser utilizado em sua residência, comércio, indústria ou até mesmo em viagens.