Ambientes que são climatizados de maneira equivocada podem gerar prejuízos na saúde de quem está neles. Mas, o que seria uma climatização errada? Geralmente isso ocorre com aparelhos como o ar-condicionado, por exemplo, que costumam ser utilizados como uma solução “prática” para o calor, no entanto, em grande parte das situações, é programado com uma temperatura tão baixa que gera incômodo. O contrário pode ocorrer também com aquecedores!
Esse tal de incômodo não é frescura ou sensibilidade excessiva, e sim sintomas reais de desconforto físico provocados pelo desequilíbrio de temperatura. Os principais males são, além da sensação térmica ruim como muitos calafrios ou suor exagerado, a irritabilidade (causada justamente pela falta de conforto), dores de cabeça, dificuldade de se concentrar (sua atenção vai quase toda para o problema da temperatura!) e até perda/aumento de sede ou apetite.
Você consegue perceber que todos esses problemas podem gerar outras consequências negativas? Não é à toa que uma boa climatização é imprescindível para ambientes de trabalho como previsto nas Normas Regulamentadoras (saiba mais sobre esse tema aqui). Agora que você sabe disso, vem o questionamento: como fazer uma climatização da forma correta? Siga a leitura!
O primeiro fator é perceber que o que torna um lugar agradável em termos de temperatura é o equilíbrio! Alcançar essa estabilidade é mais fácil com aparelhos climatizadores, pois eles não promovem temperaturas extremas, como os convencionais. É possível inclusive utilizá-los de forma eficaz com portas e janelas abertas, sem precisar isolar o local. O objetivo principal dos climatizadores é o conforto térmico, então os malefícios citados acima não ocorrem com seu uso. Portanto, se você deseja proporcionar um ambiente confortável, seja na sua casa ou na sua empresa, opte pela climatização certa! Existem alternativas de climatizadores para cada tipo de lugar, vale a pena conferir!