Blog

Climatização no quarto de crianças: é bom ou ruim?

Muitos pais ficam na dúvida se colocam ar-condicionado ou climatizadores no quarto de seus filhos. Para ajudar nessa questão, separamos algumas informações pontuais para sanar algumas questões.

O organismo das crianças ainda está em desenvolvimento, por isso o cuidado tem que ser dobrado quando se trata de situações que podem afetar a saúde delas. O ideal é que o ambiente esteja entre 23ºC e 27ºC, temperaturas equilibradas que não prejudicam a criança.

Dessa forma, você deve levar em consideração se na cidade que você vive a temperatura ambiente está dentro desse parâmetro. Se não estiver, investir em climatização é o melhor caminho para manter a criança confortável. Mas climatizar não se trata apenas de conforto! Continue a leitura e entenda o porquê.

Inalar ar frio ou ar com falta de umidade pode ser extremamente prejudicial, principalmente para crianças alérgicas. A umidade ajuda as pessoas a ficarem em um ambiente mais agradável e favorável à saúde e o ideal é que ela esteja entre 40 e 60%. Por isso, o ar-condicionado não é muito indicado, porque apesar da possibilidade de regular a temperatura, esse aparelho torna o ar seco, prejudicando as vias aéreas, podendo acarretar crises respiratórias.

A partir disso, considerar o uso de climatizador é uma opção mais viável. O aparelho ajuda a ventilar e umidificar o local, mantendo o ar limpo, sem fazer mal à criança. Além disso, justamente pela umidificação equilibrada e a renovação do ar, os climatizadores evitam a proliferação de bactérias, ajudando a sanar outras doenças.

Mesmo com todas essas observações, cada caso é diferente. Antes de tomar a decisão, é preciso avaliar qual climatizador você vai comprar e suas particularidades. Outro fator importante é fazer uma avaliação médica da criança com um pediatra e observar se ela não possui nenhuma restrição. Gostou de nossas dicas? Confira mais informações sobre climatização aqui em nosso blog!