Blog

CLIMATIZADORES X UMIDIFICADORES: QUAL A DIFERENÇA?

Melhorar a qualidade do ar e respirar melhor faz uma grande diferença na qualidade de vida das pessoas e alguns aparelhos podem proporcionar tal conforto térmico, como os climatizadores! Porém, como seu mecanismo principal é utilizar água para realizar as trocas de ar, ele é muito confundido com os umidificadores.

As primeiras diferenças são notadas pela apresentação dos aparelhos: muitos climatizadores são portáteis e não precisam de um suporte. Mas as distinções não se resumem a isso. Elas estão principalmente no sistema e função de ambos.

Os umidificadores são indicados apenas para climas secos. Por isso, muitas vezes ele é usado juntamente com um ar- condicionado, gerando gastos com dois aparelhos. Para umidificar o local, o aparelho lança gotículas de água na forma de uma névoa. Esses aparelhos, no entanto, não alteram a temperatura do ambiente, não possuindo a função de climatizar e nem purificar o ar. Funcionam apenas como um aparelho que umidifica um determinado local. Seu alcance também é limitado, dando resultados apenas para o local onde a pessoa se encontra. Como apenas liberam água na atmosfera, acabam precisando de reposição constante.

Já os climatizadores, diferente dos umidificadores, conseguem diminuir em até 8º graus a temperatura do ambiente. Seu sistema funciona pela entrada o ar do ambiente para um painel evaporativo. Lá, o ar circula sobre a água, acontecendo umidificação e liberação de um ar mais puro. Por isso ele renova o ar, uma vez que há trocas de calor. Além de poder ficar ligados por horas, sua potência é bem maior que o do umidificador, e seu alcance chega a todo o imóvel.

Poderíamos dizer que os climatizadores têm a função dos umidificadores com o bônus de proporcionar conforto térmico pela mudança de temperatura, e também uma qualidade melhor do ar, com um custo-benefício que realmente vale a pena!