Blog

Coronavírus: fique em casa!

Classificado como pandemia, o COVID-19 (o novo coronavírus) está atingindo diversas pessoas pelo planeta de forma simultânea. Apesar de seu baixo grau de letalidade, o que mais preocupa é seu grande potencial de disseminação.

Uma das recomendações feitas pelo Ministério da Saúde para prevenção da doença é evitar aglomerações. Por isso, a restrição de circulação de pessoas, ajuda a reduzir o contato social e assim, as taxas de transmissão.

Diversos estados vêm suspendendo atividades em diversos setores, como o da educação, esporte, da saúde e até o comércio: são atividades que pressupõem o contato físico e em grupo. Se possível, opte por trabalhar de home office e por marcar reuniões virtuais. Cancele viagens e caso tenha retornado de locais com grandes números de casos, fique em isolamento domiciliar por pelo menos 7 dias.

Ficar em casa é um ato de antecipação e prevenção. Essa medida visa conter o avanço da doença pelo país. O coronavírus é transmitido de pessoa para pessoa, ou seja, qualquer indivíduo que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém que esteja com sintomas respiratórios, está em risco de ser exposto à infecção. Quando há a circulação desnecessária pela cidade há o risco não só de contrair o vírus, como também de transmitir para outras pessoas.

Porém, até a restrição domiciliar precisa de cuidados. Estamos entrando em estações de temperaturas mais baixas. Em períodos frios, os vírus respiratórios tendem a se disseminar com maior facilidade, e isso acontece porque as pessoas costumam deixar os locais mais fechados e menos arejados.

Por isso preparamos um guia de como preparar sua casa para o isolamento domiciliar:

  • Opte pela separação de objetos pessoais;
  • Faça limpeza regulares dos banheiros após o uso;
  • Mantenha janela aberta para que tenha ventilação e entrada da luz solar;
  • Tenha uma lixeira por perto para que possa descartar plásticos, papéis e demais itens de higienização;
  • Caso o isolamento seja com com alguma pessoa infectada, não esqueça de utilizar máscara, luvas e sempre higienizar.

Além de todos esses cuidados, é ideal criar um ambiente aconchegante para os dias recolhimento. Escolha atividades prazerosas, mantenha uma alimentação balanceada, e busque reorganizar sua rotina sem estresse.