Blog

Diferenças entre o ventilador e o climatizador portátil

Prezar pela qualidade do ar não é um luxo ou algo que podemos simplesmente ignorar.

Seja pela nossa saúde ou pela busca de um clima mais aconchegante, cada vez mais as indústrias, os estabelecimentos comerciais estão buscando soluções para manter uma boa climatização do ambiente, inclusive em suas próprias residências.

Então, quando nos deparamos com a ideia de climatizar o ambiente doméstico, eis que surge a principal pergunta: ventilador ou climatizador portátil? Qual o melhor?

Nesta matéria, vamos entender um pouco mais sobre os ventiladores e climatizadores portáteis, assim como suas vantagens e desvantagens. Confira!

Tipos de ventiladores

No mercado brasileiro existem muitas opções de ventiladores, das mais variadas marcas, designs e potências. Conhecer a sua necessidade de consumo é o fator principal para saber se o ventilador é indicado para você e caso seja, qual o modelo que melhor supre as suas carências.

Outro fator que pode ser levado em consideração é a escolha de um modelo que se adapte à decoração dos diversos tipos de ambientes, como salas, escritórios, lojas, comércio, quartos e outros, já que existem modelos mais vintage, contemporâneos, minimalistas e sofisticados.

Temos no mercado 4 tipos principais de ventiladores.


Ventilador de teto

O ventilador de teto é ideal para quem não tem muito espaço disponível. Por ser fixado no teto, o vento é distribuído para cima e para baixo.

Existem modelos que podem ser acompanhados de lâmpadas. Costumam ser usados em quartos, escritórios e salas de estar.

Ventilador com pedestal

Indicado para quem precisa de um ventilador portátil e que preza pela sua mobilidade. Esse tipo de ventilador possui regulagem de altura e pode ser utilizado em diversos ambientes, no entanto, não é recomendado para locais onde tenham crianças pequenas e animais domésticos sem supervisão.

Ventilador de mesa

O ventilador de mesa é o mais comum para ambientes pequenos. Além disso, pode ser transportado com facilidade e sem ocupar muito espaço.

Existe uma grande variedade de ventiladores de mesa, desde os mais comuns até os mais potentes, e costumam ser usados em quartos e escritórios.

Ventilador de parede

O ventilador de parede economiza espaço, por isso é indicado para lugares estreitos ou com baixa circulação de ar.

Pode ser usado em salas de estar, de jantar, quartos, escritórios, consultórios e refeitórios, no entanto, é importante mantê-lo longe de locais com forte emissão de vapor de óleo ou gordura.

Pontos de atenção sobre o ventilador

Embora os ventiladores tenham vários modelos, cores e designs, seus pontos fracos são praticamente os mesmos. E antes de fazer essa escolha, saiba que o climatizador portátil é a opção com melhor custo benefício quando comparado ao ventilador.

Conheça algumas características a se considerar antes de escolher o ventilador.

  • Não proporciona resfriamento ou controle da temperatura pois apenas produz vento.
  • Não altera a umidificação do ambiente.
  • Pode espalhar itens mais leves.
  • O ambiente precisa estar sempre limpo para que o ventilador não levante a poeira.
  • Não indicado para pessoas que sofrem com alergias respiratórias.

Climatizadores portáteis

O climatizador portátil possui um efeito semelhante ao do ar-condicionado, resfria o ambiente e mantém a temperatura. No entanto, ao contrário do ar-condicionado, o climatizador não retira a umidade do ar.

Para pessoas que possuem alergias respiratórias, o climatizador pode ser um grande aliado, pois, além de proporcionar umidade para o ar, também o filtra, evitando a proliferação de vírus e bactérias.

O grande diferencial dos climatizadores portáteis está na sua praticidade. Por ser de fácil mobilidade, não ser muito pesado e não ocupar muito espaço, em um ambiente residencial é possível carregá-lo de um ambiente para o outro com facilidade, e assim, manter a residência climatizada conforme o seu desejo.

Existem inúmeros modelos disponíveis, com cores, formatos e funções diferentes, você pode consultar as nossas opções aqui.

Agora, vamos ver de forma mais detalhada as vantagens e desvantagens do climatizador.

Vantagens do climatizador sobre o ventilador

  • Proporciona uma temperatura agradável ao ambiente ao contrário do ventilador que apenas produz vento;
  • É econômico;
  • Pode ser levado para qualquer lugar;
  • Não precisa que o lugar esteja fechado para climatizar;
  • É ecologicamente correto;
  • Filtra o ar de impurezas;
  • Pouco ruído;
  • Alguns modelos possuem função timer;
  • Não espalha os itens mais leves;
  • Não levanta poeira;
  • Indicado para pessoas que sofrem com alergias respiratórias;
  • Purifica e umidifica o ar.

Quando escolher entre um ventilador e um climatizador?

Nesta matéria falamos sobre os tipos de ventiladores, suas vantagens e desvantagens e sobre os climatizadores portáteis, assim como as suas características prós e contras.

Vamos falar aqui sobre como escolher entre um ventilador e um climatizador.

  • Qual o tamanho do ambiente que você deseja climatizar?
  • Você deseja controlar a temperatura e diminuí-la ou apenas refrescar o ambiente?
  • Pessoas com alergias respiratórias frequentam o local?
  • O ambiente é naturalmente mais ou menos úmido?
  • Quanto você está disposto a investir?

Tendo as respostas para as perguntas acima, você com certeza já terá uma ideia sobre qual atende melhor às suas necessidades. Mas, lembre-se que o climatizador realiza a filtragem do ar, tornando o ar mais puro e saudável, e isso, em épocas de pandemia, é ainda mais importante!