Blog

PMOC: Entenda como isso afeta a sua empresa

Sabia que investir em climatização para a sua empresa vai muito além de apenas escolher o equipamento adequado? 

A lei nº 13.589/2018 tornou obrigatória a execução do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) em todos os edifícios de uso público ou coletivo e uso restrito que possuam ambientes climatizados artificialmente.

Quer entender mais sobre o PMOC e como ele pode impactar a sua empresa? Continue lendo a matéria!

O que é PMOC?

Criado pelo Ministério da Saúde e refletindo as exigências da Portaria MS nº3.523/98, o PMOC é um documento no qual constam as normas sobre os processos de limpeza, conservação e manutenção de sistemas de climatização nas empresas e edifícios. 

Pode parecer que o PMOC trata-se de uma coisa óbvia, afinal, quem não limpa ou não faz manutenção dos sistemas de climatização? Você ficaria chocado com essa resposta!

Essa lei foi criada para garantir que todos que se enquadram na medida se responsabilizem pela verificação da limpeza, manutenção de equipamentos e remoção de resíduos, para que a saúde daqueles que convivem no ambiente climatizado não seja prejudicada. 

Estão enquadrados nessa lei: locatários, proprietários e gestores de empresas que possuem sistemas de climatização com mais de 60.000 BTU/H. 

Entenda por que o PMOC foi criado

Quem lê a primeira vez sobre o PMOC normalmente pensa: é preciso uma lei para regular o óbvio? Sim, é preciso!

Mediante a preocupação mundial com a qualidade do ar em ambientes climatizados, entendeu-se que um local cuja climatização não recebe os cuidados adequados tem potencial para prejudicar a qualidade de vida daqueles que são expostos ao local. 

Outros motivos incluem o combate à precariedade da instalação e manutenção de sistemas de climatização que além de prejudicar o ar, também oferecem riscos de incêndios e a preocupação com a Síndrome dos Edifícios Doentes.

A Síndrome dos Edifícios Doentes se refere à relação entre doenças causadas pelo ambiente onde se vive/convive. Considera-se como um edifício doente quando cerca de 20% dos ocupantes apresentam algum problema de saúde associado a permanência em seu interior, normalmente doenças respiratórias. 

A contaminação prolongada em ambientes assim pode, além de causar novas doenças, aumentar doenças pré-existentes.

Mas não se trata apenas do controle e combate de doenças dentro de ambientes fechados, a PMOC também garante muitos benefícios para a empresa: 

  • Um ambiente climatizado corretamente aumenta a produtividade;
  • Diminuição de gastos com manutenções desnecessárias; 
  • Equipamentos têm uma vida útil maior.

Como fazer o PMOC?

Antes de iniciar o PMOC é preciso entender o que é exigido pela lei, assim, conseguirá realizá-lo corretamente e também mantê-lo. 

As condições do PMOC, são: 

  • Descartar os resíduos sólidos adequadamente após a limpeza, para evitar que as bactérias se espalhem;
  • Utilizar produtos biodegradáveis para fazer a limpeza dos equipamentos de climatização;
  • Verificar, constantemente, as condições dos filtros e substituí-los quando necessário;
  • Manter componentes como bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos do sistema de climatização limpos;
  • Reservar o espaço da caixa de ar apenas para o sistema de climatização;

Agora que você entende o que é exigido pela lei, vamos então compreender como realizar toda essa documentação. 

Para que tudo ocorra da maneira mais organizada possível e não traga riscos à saúde dos colaboradores, você pode optar por realizar o PMOC em duas etapas. 

Na primeira etapa, serão analisados os aspectos químicos em quatro estágios: a visita ao local, coleta de amostras, análise em laboratório e resultado da verificação. Essa análise garante que o analista verifique as variáveis químicas dentro do padrão exigido pela Anvisa. 

Na segunda etapa, será avaliado as questões mecânicas e deve ser documentado: o cadastro detalhado de todos os equipamentos ativos, análise de cada um, planejamento e implementação do PMOC, execução das atividades planejadas e acompanhamento dos resultados. 

As fiscalizações serão realizadas por agentes sanitários e por isso, é muito importante estar sempre com a documentação do PMOC em dia e com todos os dados informados. 

Precisa de ajuda para saber como acontece a manutenção dos seus equipamentos Bom Ar para que estejam de acordo com o PMOC? Entre em contato com a nossa equipe!