Blog

Umidade do ar: entenda seu efeito dentro de casa

Olhos, pele, nariz e garganta seca, cabelos rebeldes, indisposição, alergias respiratórias e desconforto: essas são apenas algumas manifestações típicas da baixa umidade do ar. 

Normalmente causadas por massas de ar quentes e secas, trata-se de uma situação climática pela qual não podemos controlar. No entanto, muitos ambientes climatizados com ar-condicionado apresentam os mesmos efeitos, pois diminuem a umidade do ar para abaixar a temperatura do local.

A baixa umidade do ar pode ser a causadora de muitos problemas de saúde, além disso, pode proporcionar desconforto e mal-estar às pessoas que convivem no ambiente. 

Dentro de casa, a baixa umidade do ar pode prejudicar de muitas outras formas, e infelizmente, poucas pessoas se atentam a umidade ideal, ou sabem que o ar-condicionado reduz a umidade do local. 

Neste artigo, você vai entender como a umidade do ar impacta o ambiente doméstico, assim como seus efeitos na saúde. 

Efeito da baixa umidade dentro de casa 

A baixa umidade já é bastante discutida por profissionais da saúde e médicos, que ressaltam a importância do seu nível adequado para uma boa saúde e bem-estar. 

Muitas pessoas quando entram em um ambiente com baixa umidade do ar, já sentem efeitos físicos, como problemas respiratórios (rinite, sinusite e asma), tontura e desconforto. Agora imagine viver desta forma,  e sentir isso sempre que estiver em sua casa, que deveria ser o local mais confortável para você. 

De forma geral, a umidade do ar para residências e locais fechados é de 45%, e quando está muito abaixo ou muito acima dessa porcentagem, provoca desconforto e mal-estar. 

Alguns sinais e efeitos da umidade do ar  no ambiente: 

  • Móveis e pinturas apresentando rachaduras e secura: sinal de baixa umidade;
  • Mofo nas paredes e no teto: excesso de umidade;
  • Vidros da casa embaçados sempre: excesso de umidade; 
  • Crises alérgicas apenas dentro de casa: sinal de baixa umidade. 

O perigo da umidade baixa em crianças e idosos

Crianças e idosos são naturalmente mais suscetíveis à variações de temperatura e outras variações que impactam o ambiente. 

Além disso, as doenças respiratórias tornam-se ainda mais perigosas nesses dois opostos de idade, podendo também prejudicar o sistema imunológico das crianças ainda em desenvolvimento e dos idosos que normalmente estão mais frágeis. 

Casas com crianças normalmente possuem bastante ursos de pelúcia. Quando o ambiente está com umidade muito baixa, isso auxilia na proliferação de vírus, bactérias e ácaros nesses objetos, que podem prejudicar ainda mais a qualidade de vida dos pequenos. 

Dicas para manter a saúde mesmo na época de baixa umidade

Locais e épocas onde a umidade do ar se torna muito baixa, aumentam as buscas por atendimento médico, principalmente para tratar alergias respiratórias. 

O clima seco propicia a entrada de agentes estranhos através do nariz, que estão com as mucosas secas e inflamadas. 

Claro que, em se tratando de clima, é realmente complicado controlar a umidade do ar. No entanto, muitos ambientes com ar-condicionados proporcionam esses mesmos efeitos, pois muitas pessoas associam à baixa temperatura com conforto térmico. 

Por isso, separamos algumas dicas para melhorar a sua saúde e qualidade de vida durante esses períodos: 

  • Beba bastante água;
  • Espalhe panos ou baldes com água pelo ambiente;
  • Lave o nariz e olhos com soro fisiológico;
  • Diminua o sal;
  • Use cremes hidratantes na pele;
  • Evite exercícios físicos em horários muito quente;
  • Evite aglomerações;
  • Evite carpetes, cortinas e ursos de pelúcia;
  • Mantenha a casa sempre arejada e limpa.

Como controlar a umidade do ar na sua casa

Agora que você já viu algumas dicas para ajudar em momentos nos quais não se tem o controle da umidade do local, que tal descobrir como controlar a umidade do ar na sua casa? Sabia que isso é possível?

Por meio dos climatizadores, você consegue manter a umidade do ar ideal na sua casa ou qualquer outro local que você deseje levar o climatizador. 

Além de manter a umidade adequada, o climatizador também purifica o ar, que passa por vários filtros até retornar ao local de forma limpa e livre de vírus, poluição e bactérias. 

Garanta saúde e conforto térmico com a Bom Ar!

Fale conosco para escolher o modelo de climatizador que mais se adapta às suas necessidades!