Blog

Consciência Ecológica e a escolha por produtos sustentáveis

Vamos falar sobre Consciência Ecológica?

Esse é um assunto muito popular nos últimos anos, cada vez mais pessoas falam sobre a importância de desenvolver esse pensamento. Mas, o que é de fato essa consciência?

Dia 22 de dezembro é comemorado aqui no Brasil o Dia da Consciência Ecológica, data que surgiu como homenagem a Chico Mendes, ativista ambiental que lutava pela preservação da floresta amazônica e que foi assassinado em 1988 por fazendeiros no Acre. É um dia escolhido para lembrarmos da luta de uma figura histórica, mas acima de tudo, uma oportunidade para repensar nossas práticas e hábitos diários e como eles afetam o meio ambiente. Será que você possui consciência ecológica? Vamos tirar essa dúvida!

Ter consciência ecológica é compreender o ambiente que você vive, as ações realizadas nele e suas consequências, tanto positivas quanto negativas e saber reconhecer qual é o seu papel nesse contexto. É perceber que suas atitudes e escolhas atingem não só a sua casa, seu bairro ou cidade, mas que no todo, cada um de nós forma uma sociedade que causa grande impacto no planeta.

Ao passo que você desenvolve essa consciência, é necessário analisar o que você pode fazer de bom para ajudar a preservar a natureza, pois sem ela as futuras gerações terão muita dificuldade de sobreviver (em muitos lugares isso já acontece!). Entre diversas coisas do dia a dia, como produzir menos lixo, plantar em casa, evitar transportes que poluem o ar em excesso, existe uma medida bastante eficaz: utilizar produtos sustentáveis.

O que são produtos sustentáveis

São considerados sustentáveis produtos que visam agredir o meio ambiente o mínimo possível, sempre prezando por mais benefícios com o menor custo de energia e material. Muitos desses produtos já são sustentáveis até mesmo no seu processo de produção, utilizando matéria-prima reciclada, por exemplo. Além disso, antes de comprar ou consumir algo, estar por dentro das práticas da empresa responsável pelo produto, saber se ela se preocupa com a causa ambiental é uma boa alternativa para se tornar um cidadão consciente e atuante na causa ecológica.
Agora que você já sabe o que é consciência ecológica e como fazer a sua parte, é hora de entrar em ação! Nunca é tarde para rever nossas atitudes, por isso com um passo de cada vez você pode mudar a sua realidade e consequentemente, das pessoas ao seu redor.