Você fica rabugento no verão? Ou meio preguiçoso no inverno? O efeito do clima no comportamento humano é uma questão que intriga pesquisadores em diversos lugares do mundo. As pesquisas e conclusões variam, mas há um consenso: Somos resultados de uma série de influências, principalmente culturais, e o clima faz parte delas.
Por exemplo, pessoas que vivem em climas frios, dificilmente vão se sentir bem em lugares quentes, pois seu organismo foi acostumado e preparado para viver em determinadas condições.
Um estudo publicado no MIT Technology Review diz que ficamos mais felizes quando os dias estão mais ensolarados. O tempo nublado é constantemente associado à indisposição. Isso é comprovado: a falta de sol afeta a produção de vitamina D, que ajuda a ter disposição.
No entanto, o calor excessivo não é muito bem aceito pelo nosso humor. Nosso corpo precisa liberar calor para manter uma temperatura interna. Se a troca de temperatura do indivíduo com o ambiente é feita com esforço, o organismo terá dificuldade de manter o equilíbrio, provocando desconforto.
Mas então, qual é o melhor clima para o nosso humor?
O ideal é sempre o equilíbrio. Por isso, o conforto térmico precisa ser priorizado.
Preparamos algumas dicas para você não deixar que o clima, seja qual for, tire seu sorriso:
- Cuide de sua alimentação: procure uma dieta equilibrada e rica em fibras. Lembre-se de beber água! O corpo humano precisa estar sempre hidratado, seja qual for a temperatura do ambiente. É recomendada a ingestão de pelo menos 2 litros de água diariamente;
- Evite locais escuros e pouco arejados;
- O clima não precisa ser uma desculpa para você se manter isolado. Esteja aberto para sair e socializar;
- Nem o frio e nem o calor podem te desanimar de realizar atividades físicas. Elas ajudam na liberação de endorfina, o neurotransmissor que dá sensação de prazer.