Ao pensar em como cuidar da climatização da sua casa ou empreendimento, é importante ficar atento às diferenças entre um ar-condicionado tradicional e climatizadores. A grande maioria das pessoas acredita que o ar-condicionado é a forma mais prática e eficiente de controle da temperatura.
De fato é uma alternativa muito útil para alterar rapidamente a temperatura do ar, mas é necessário compreender como isso acontece. Para que o processo seja feito da forma mais ágil, o ar condicionado retira uma grande quantidade de umidade do ambiente e, por meio de um processo de condensação, altera a temperatura. O grande problema é que esse processo gera incômodos para as vias respiratórias, irritando-as.
Além disso, pessoas que sofrem com alergias, rinites, bronquites e outras doenças do gênero costumam ter crises desencadeadas pela secura do ar. O ideal seria aumentar a quantidade de água no local, para compensar o que foi gasto no processo, mas isso quase nunca acontece.
Os climatizadores funcionam por uma lógica diferenciada, uma vez que conduzem a temperatura lentamente até um nível ideal, pensando no conforto humano e evitando que as pessoas sofram com o choque térmico e aquelas com brônquios e vias aéreas mais sensíveis não sofram uma crise alérgica. Eles também são a opção mais apropriada quando seu intuito é não apenas refrescar o ambiente, mas também zelar por uma maior qualidade do ar, principalmente em cidades onde a umidade relativa já é mais baixa.
Vale ressaltar que o consumo de energia de um climatizador pode ser até nove vezes menor que o de um ar condicionado. Esse conjunto de benefícios, seja para o bolso, seja para a saúde, faz do climatizador a melhor opção de compra.